Home / Colunas / Promessas do Jiu Jitsu / Promessas do Jiu-Jitsu – Daniel “Dedel” Junior – Faixa Roxa – Associação Oriente

Promessas do Jiu-Jitsu – Daniel “Dedel” Junior – Faixa Roxa – Associação Oriente

 

Diretamente de uma das academias mais tradicionais do estado do Rio de Janeiro (Associação Oriente de Jiu-Jitsu), que revelou atletas como: Ramon Lemos, Gilbert Durinho e Herbert Burns, o faixa roxa Daniel Junior, mais conhecido como Dedel, vem trilhando um caminho vitorioso no Jiu-Jitsu,  com destaque para o título mundial em 2015 (faixa-azul juvenil).  Apesar da agenda cheia, “Dedel” atendeu o BJJForum e respondeu algumas de nossas perguntas.

 

BJJFORUM – Quando você começou a praticar Jiu-Jitsu?

Daniel Junior: Eu comecei a praticar Jiu-Jitsu em 2007, incentivado pelo meu pai. que já tinha treinado Jiu-Jitsu anteriormente e parou de treinar quando eu nasci. Em 2007, eu comecei a treinar e ele acabou me acompanhando. Além de sermos parceiros de treino, nós disputamos alguns campeonatos juntos.

 

BJJFORUM – Como foi a sua primeira competição?

Daniel Junior: Minha primeira competição foi pequena, eu tinha apenas dois meses de Jiu-Jitsu. Fiz duas lutas, ganhei a primeira e perdi a final. Nessa época, eu não imaginava o quão importante o Jiu-Jitsu se tornaria na minha vida.

 

BJJFORUM – Como é a sua rotina de treinos atualmente?

Daniel Junior: Quando estou no Brasil, eu treino três vezes ao dia. Pela manhã, eu treino na Soul Fighters, que apesar de não ser a minha equipe, o Leandro “Tatu” Escobar abriu as portas da academia para eu participar dos treinos de competição da equipe, junto com grandes atletas como o Hugo Marques, que vai participar da próxima Copa Pódio. A tarde, eu volto para o Centro de Treinamento da Oriente, em Niterói, para fazer treinamento de posições, drills e preparação física, fico no CT até o treino da noite.

 

BJJFORUM – Conta um pouco para nós sobre aquela saga que foi o Mundial 2015, onde o professor Mackson Camara não pode acompanhar vocês por problemas de visto na Alfândega dos EUA?

Daniel Junior: O Mundial de 2015 foi sem dúvidas, uma das maiores experiências da minha vida. Onde eu, dois amigos de treino e o nosso professor Mackson Câmara estavamos indo para Los Angeles, e no setor de imigração, o nosso professor foi deportado. Assim ficamos só eu e os meus amigos, sendo que eu era o mais velho da turma  com 17 anos. Chegando em Los Angeles, a gente não tinha mais lugar para ficar, pois a academia que nós iriamos ficar, era longe do aeroporto, e o nosso professor iria alugar um carro para nos levar até la. Conseguimos fazer contato com um amigo nosso que já estava em Los Angeles se preparando para o Mundial, e ele nos levou para um hotel, porém a despesa com o hotel não havia sido planejada, gastamos 140 dólares cada um com o hotel. Esse gasto fez com que a gente economizasse ao máximo com comida, além da gente só ter conseguido arrumar um local para treinar na véspera das nossas lutas no campeonato, graças ao Lucas Leite da Checkmat. Mas no final, todo o sacrificio foi recompensado! Ganhei ouro no peso e no absoluto! Voltei para casa com dois ouros, o segundo lugar no juvenil por equipes (Perdendo apenas para a Gracie Barra, que tinha cem atletas) e muita história para contar.

 

BJJFORUM – Como foi o período de treinos na AOJ com os irmãos Mendes?

Daniel Junior: Foi sem dúvidas , a maior oportunidade da minha vida. Eu aprendi posições novas, reinventei meu jogo e fiz ótimas amizades. Na próxima semana, eu viajarei para a California novamente para me preparar para o Pan e para o Mundial.

Reprodução: Instagram

 

BJJFORUM – Quais são seus planos para 2017?

Daniel Junior: Meu primeiro objetivo para 2017 era conquistar o Campeonato Europeu, porém, eu fui vítima de um golpe dado por um falso agente de viagens, que sumiu com o dinheiro da passagem alguns dias antes da competição (outros atletas sofreram o mesmo golpe, O BJJForum noticiou o caso). Mas daqui para frente, o meu foco é conquistar todas as competições que vierem. É a hora de começar a fazer meu nome no cenário mundial, estou me preparando demais para isso.

 

BJJFORUM – Para finalizar, deixe um último recado para os leitores do BJJForum. Divulgando seus patrocinadores e quem te apoia nessa jornada.

Daniel Junior: Primeiramente, eu queria agradecer a todos os meus professores, em especial ao Mackson Camara que me acompanha desde o começo. Queria agradecer a Keiko Sports pelo apoio, meu nutricionista Fausto Mota e a Medicação 5M pelo apoio. Para quem quiser me acompanhar, meu instagram é @dedelbjj.