Home / Colunas / Agnes Lima /  1ª Copa Sand Wrestling em Campinas. Eu fui, e conto como foi!

 1ª Copa Sand Wrestling em Campinas. Eu fui, e conto como foi!

Sand Wrestling em Campinas (Foto: Riganti Foto e Video)

Sand Wrestling em Campinas (Foto: Riganti Foto e Video)

Realizada pelo Roberto Thomaz, considerado um dos melhores árbitros de MMA Brasil, contabilizando mais de 1500 lutas em seu currículo como árbitro, a 1ª Copa Sand Wrestling realizada na cidade de Campinas, em São Paulo, domingo dia 28 de agosto, reuniu uma galera apaixonada pela modalidade numa manhã de muito sol e calor no Parque Taquaral.
Parque aliás, que eu não conhecia e AMEI.

Rodeado por árvores, esporte, num ambiente agradável a Copa Sand Wreslting contou com a presença do público, 40 lutas entre lutas casadas e disputas de cinturão, lutadores renomados como a Ana Maria Índia e a lenda da luta livre no Brasil Michel Serdan.

As disputas de cinturão, superlutas e lutas casadas

Dentre as disputas de cinturão tivemos 3:

84kg, em que Dayvid Klay venceu Murilo Pedro. Numa com dominância , em que venceu por 3 a 0, Klay conquistou um dos 3 cinturões inaugurais do Sand Wreslting e em breve o teremos novamente na areia defendendo esse título.

77kg, em que o ex-UFC Wendell Negão Oliveira venceu o lutador do Legacy FC Antônio Trocoli. O dois que trazem a rivalidade acirrada do MMA, quando Trocoli venceu, estão agora com duas lutas, apesar de modalidades diferentes, e uma vitória para cada, visto que dessa vez quem levou a melhor foi Wendell, por pontos. Era uma luta bastante aguardada pela rivalidade e transcorreu de maneira bem dinâmica e com foi decidida a menos de 20 segundos do fim com um golpe certeiro de Negão.

61kg, em que Jenny Gotti venceu Ana Maria Índia. Revanche também das meninas, que já haviam se enfrentado no Beach wrestling no começo do ano, com vitória de Ana Maria.
Jenny venceu o duelo por 2 pontos a 0 após um erro de Índia que usou uma queda proibida pelas regras do evento (tipo uma raspagem do jiu).

Sand Wrestling em Campinas (Foto: Riganti Foto e Video)

Sand Wrestling em Campinas (Foto: Riganti Foto e Video)

A tarde de domingo contou ainda com diversas lutas casadas entre lutadores que lutam ou já lutaram em diversos eventos, tais como Anderson Berinja do Titan FC, Ricardo Carcacinha do Legacy FC, Guilherme Carcaça ex-jungle Fight, entre muito outros.
Como mencionei acima e o Robertão reiterou, foram 40 lutas casadas.

Com tantas lutas disponíveis para nossa apreciação tivemos, dentro do dinamismo que o Sand Wreslting nos proporciona com 5 minutos de luta, combates muito acirrados, disputados e dinâmicos.
Eu, particularmente, acho que essa modalidade com essa dinâmica interessante, principalmente para aqueles que iniciam a apreciação do wrestling. O dinamismo das lutas e a facilidade nas regras tornam tudo muito gostoso de se assistir.

Meus pitacos

É claaaaro que eu não poderia deixar de falar minha opinião sobre esse evento, afinal se eu tava lá, é para opinar…rs

Primeiramente eu devo fazer jus ao mérito de se realizar um evento TÃO bacana quanto o Sand Wrestling do Robertão.

Juro que ele não me pagou pra vir aqui falar que o evento foi massa, mas bem que poderíamos ter negociado um valor, hein…rs

Brincadeiras à parte, existiram coisas no evento que me fizeram ver o quanto vale a pena apoiar iniciativas como essa.

Começando pelos comes e bebes gratuitos. Sim! Havia barracas de açaí e de frutas à vontade, além de água mineral gratuitamente.
Obviamente que esse tipo de parceria só se consegue com um bom trabalho e um empenho excepcional, afinal quem curte a cena de luta nacional sabe a dificuldade que é angariar cada centavos e cada apoio.
Por fim eu saí de lá empanturrada de melancia e açaí, pq com o calor de 35 graus que fazia, o que nos restava era hidratar.

Além dessa  deliciosa parte, tenho que falar do local escolhido.
O parque Taquaral, que como já falei eu não conhecia, é um lugar lindo! Rodeado por natureza e lotado de famílias.
E sabe qual a melhor coisa nisso? É ver que o wrestling, uma modalidade, apesar de antiga, tão pouco conhecida por todos, sendo praticada ali, em meio ao passeio de domingo e algumas pessoas que paravam, assistiam, passaram a conhecer a modalidade e certamente alguns levarão em frente o prazer de assistir as lutas que conheceram.
Pra mim o ponto alto era ver famílias parando pra assistir, querendo conhecer o que estava ali ocorrendo.

Uma questão muito importante, e que nem sempre os eventos levam em conta, é a parte da arbitragem.
Claro que por ser organizado por um árbitro, nesse quesito a Copa Sand wrestling também mandou muito bem, com corpo de arbitragem especializado, trazendo credibilidade, segurança e precisão nas decisões.

Como consideração final devo dizer que ocorreu uma falha de comunicação entre o evento e os lutadores com relação à regras.
Apesar de Robertão ter me explicado ao fim do evento que as regras foram enviadas em vídeos a todos e no começo do evento ter havido uma reunião para pontuar as mesmas, algumas divergências rolaram na areia.

Temos que lembrar que o wrestling de areia TEM suas diferenças com o wrestling olímpico, e por isso existem regras que não se aplicam a ambos. Por isso aconteceram alguns pontos de discordância, principalmente na luta da Ana Maria Índia com a Jenny e do Wendell Negão com o Antonio Trocoli.

Por ser a primeira edição acredito que alguns dos lutadores não se atentaram à essas diferenças e na hora H acabaram se equivocando em pontuação, mas o clima do lugar e do evento foi tão incrível que tudo ficou resolvido ali na areia mesmo, com todo mundo entendendo o que havia ocorrido.

Se existe alguma crítica que eu possa fazer ao evento é só essa. De resto tenho, e devo, parabenizar o Roberto Thomaz, pois a 1ª Copa Sand Wrestling foi SHOW!!

 

Por Agnes Lima
Facebook: Grupo Do Vale Tudo ao MMA

Para ficar por dentro das principais notícias do mundo da luta, siga nossos perfis no Twitter e Instagram, e curta também a nossa página oficial no Facebook.

*O material acima representa a opinião pessoal do autor, não retratando necessariamente a opinião do BJJForum.

Social Media Auto Publish Powered By : XYZScripts.com